pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A foto motra Enio Rodrigues da Rosa sentado, segurando microfone com a mão direita na altura do queixo, falando. Ele usa óculos pretos e a camiseta da campanha Bengala Verde, que é preta com os dizeres em verde: Eu vejo você, mas não como você me vê.
"No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida por um grupo de ativistas com deficiência, durante um encontro nacional, realizado no início dos anos oitenta do século passado. O Brasil vivia o processo de reabertura política, depois de muitos anos de 'chumbo' impostos pela Ditadura Militar. Naquele processo de redemocratização do país, entre tantos outros, surgiu no cenário brasileiro o Movimento das Pessoas com Deficiência, cuja contribuição foi realmente muito importante no decorrer da Assembleia Nacional Constituinte e nos direitos constitucionais assegurados na Constituição
de 1988.
 
Hoje, quase 30 anos da promulgação da 'Carta Cidadã', não obstante as conquistas dos direitos formais, os direitos deste segmento social continuam apenas nas cartas de intenções e nos discursos dos políticos, dos agentes públicos, dos empresários e do conjunto da sociedade como um todo.
 
Mesmo não tendo muito o que comemorar, para marcar a data, o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), promove um encontro no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, que começou às 9h e seguirá até o fim do dia. Esperamos vocês para juntos, pensarmos, debatermos ideias".
 
Baixar arquivo
Voltar