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Atendimentos de Serviço Social e Psicologia

 
 

Serviço Social


Proteção Social especial de Média Complexidade: Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com deficiência, idosas e suas famílias:

Este serviço é desenvolvido pelo IPC, coordenado pelo setor de Serviço Social e Psicologia.  Atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com deficiência visual, por perda total ou parcial da visão. As atividades são realizadas de forma permanente, contínua e planejadas, atendendo as conformidades estabelecidas na Tipificação Nacional dos serviços Socioassistenciais. Os beneficiários do serviço são atendidos com gratuidade e de acordo com as necessidades apresentadas, podendo ser orientação e encaminhamentos, requerimento de benefícios (URBS, Passe livre intermunicipal e interestadual). Defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência em sua totalidade. O programa de habilitação e reabilitação, para superação da heteronomia e promovendo a autonomia e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual, idosa e seu cuidador e/ou familiares. São realizados encaminhamentos para acesso aos benefícios sociais e socioassistenciais previstos na política pública da assistência; orientações relacionadas à cidadania, os deveres, a organização social, políticas públicas e participação política das pessoas com deficiência visual.  São realizadas reflexões e discussões coletivas visando instrumentalizar pessoas com deficiência visual, idosas e seus familiares, oferecendo orientações, informações e subsídios jurídicos, legais e políticos para que possam exercer com conhecimento de causa o protagonismo social com autonomia e independência.

Habilitação e Reabilitação social de pessoas com deficiência visual e defesa e garantia de direitos

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico, investigativo e interventivo, que se utiliza de instrumentais científicos, frente as questões sociais. Com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (também chamada Lei da Inclusão) firma-se em garantir e promover, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais e da igualdade da pessoa com deficiência viabilizando a inclusão e a cidadania. Não com como falar de direitos sem inclusão, nem de inclusão sem acessibilidade. Por tanto, as ações do Instituto Paranaense de Cegos são focadas no desenvolvimento das pessoas com deficiência visual, ou seja, na habilitação e reabilitação, estimulando o convívio comunitário, familiar, e o social. Promovendo uma autonomia e melhoria da qualidade de vida destes usuários, dando um suporte as famílias na tarefa do cuidar, não só na manutenção e sim na autonomia dos usuários e seus familiares.

Proteção Social de Alta Complexidade: Serviço de Acolhimento de Longa Permanência Institucional.

O acolhimento institucional é ofertado a 21 pessoas, homens e mulheres, adultos e idosos com deficiência visual, independentes e/ou com diversos grau de dependência, cujos vínculos familiares estão rompidos ou fragilizados. As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar que realizam atendimentos na área de saúde, assistência social, psicologia, nutrição e enfermagem, a fim de garantir proteção integral, com privacidade, respeito aos costumes, tradições e à diversidade. Outros setores, necessário para auxiliar nas atividades de vida diária também são envolvidos, visando sua autonomia como com exemplo: alimentação, banho e mobilidade. Visando a convivência entre os residentes são desenvolvidas diversas ações que promovem o lazer, atividade física e a participação nos espaços de cultura e arte. O serviço social tem suas ações direcionadas para a escuta, acolhida, apoio e acompanhamento do acolhido para a construção de um plano individual e /ou familiar de atendimento e todos os instrumentais aplicáveis necessário na garantia dos direitos da pessoa acolhida, garantindo sua proteção integral. Realiza através da articulação da rede de serviços socioassistenciais, orientações, encaminhamentos e acompanhamentos, como preenchimentos e encaminhamentos dos formulários para as isenções tarifárias, documentações pessoais, agendamento de consultas com o médico oftalmologista e acompanhamento dos moradores nas agências bancárias para recebimento de benefícios ou aposentadorias e demais ações que garantam seus benefícios e/ou aposentadorias. Dentre as atividades de convívio e organização da vida cotidiana contribui para a prevenção de situações de isolamento, violência e violação de direitos. Elabora instrumento técnico de acompanhamento e desenvolvimento dos usuários assim como participa e/ou acompanha os membros dos conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos. Realiza contatos e reuniões mensais com os moradores acolhidos na instituição com objetivo atendimento, avaliação e adequações das necessárias. O serviço de acolhimento desta Instituição oferece todo atendimento e acompanhamento do usuário, suprindo suas necessidades diárias, bem tornando o acolhimento o mais próximo de sua moradia. Os serviços de lavanderia, limpeza, transporte dos moradores, bem como os atendimentos de enfermagem e psicologia estão contemplados neste serviço.

 Psicologia


a imagem mostra um atendimento sendo realizado na sala da Psicologia. A psicóloga está sentada à mesa branca, de frente para a foto e para a mulher que busca atendimento, que está de costas para a foto, sentada do outro lado da mesa. A psicóloga tem na mão direita uma caneta. Ela sorri levemente. Sobre a mesa há impressora e computadores. Atrás dela há uma cortina fechada. A parede é branca e, há esquerda da foto, há duas prateleiras pretas com pequenos vasos de flor. Psicologia Institucional

Serviço de Triagem

O Setor de Psicologia realiza Triagem dos deficientes visuais nas diferentes idades  interessados em participar dos atendimentos do CAEE para reabilitação e/ou habilitação encaminhando para realização de matrícula para ingresso.

Orientação-Seja através de telefonemas ou pessoalmente o serviço de Psicologia  realiza conversas psicoeducacionais com objetivo de orientar e informar familiares e as pessoas deficientes visuais sobre assuntos relacionados ao processo da perda visual, esclarecer questões  sobre a reabilitação, as dificuldades e adaptações, quanto ao processo de negação, processo de luto pela perda da visão, processo de reabilitação e qualidade de vida, a independência e a autonomia da pessoa deficiente visual.

Atendimento/Acompanhamento – individual e/ou coletivo – Atendimento e Acompanhamento psicológico dos moradores institucionalizados no Serviço de Longa Permanência de ambos os sexos e diferentes idades, acolhendo as demandas psicológicas e emocionais destes.

Psicologia Escolar

Orientação Psicopedagógica – Realizado orientações psicopedagógicas aos professores do CAEE , trabalho preventivo de dificuldades relacionadas ao campo social, afetivo e emocional que, por sua vez, possam interferir no processo de aquisição da aprendizagem.

Atendimento – individual e/ou coletivo – atendimento psicoeducacional , aconselhamento aos usuários com questões pontuais sobre o processo de reabilitação e/ou habilitação ou questões emocionais que interferem neste processo .

 

Agende seu atendimento 

Para maior comodidade, você pode agendar um horário para ser atendido no IPC. Há três formas de realizar o agendamento:

  1. Acessando o formulário de agendamento e preenchendo todos os campos solicitados. Depois, um profissional do IPC entrará em contato pelo e-mail que deverá ser por você informado no formulário.

  2. Pelo telefone 41 3342-6690;

  3. Pessoalmente na sede do instituto, localizada à rua Visconde de Guarapuava, 4.186, Centro, Curitiba – Paraná. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.

 

 
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