pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Programa de Defesa e Garantia de Direitos

 

O Programa de Defesa e Garantia de Direitos, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos - IPC, objetiva promover espaços de reflexões críticas sobre as múltiplas e variadas realidades sociais vivenciadas pelas pessoas com deficiência visual.

 

O IPC vem trabalhando na promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual, desde sua origem, considerando os tempos históricos e as suas realidades específicas. Nesse sentido, hoje, um serviço de defesa de direitos, com foco no protagonismo desses sujeitos, como pano de fundo e estratégia geral, precisa considerar e contemplar no conjunto das suas atividades sócio educacionais, perspectivas que consigam criticamente problematizar sobre as históricas razões pelas quais as pessoas com deficiência visual, são compreendidas e objetivamente tratadas como socialmente inválidas.

 

 O Objetivo geral do programa consiste em promover espaços de reflexão coletiva, abordando assuntos, temas e questões relacionadas com os direitos das pessoas com deficiência visual.

 

Objetivos específicos:

 

  • Contribuir com a formação e o fortalecimento do coletivo das pessoas com deficiência visual;
  • Promover encontros que possibilitem reflexões críticas sobre as realidades das pessoas com deficiência visual;
  • Demonstrar a necessidade da organização e participação das próprias pessoas com deficiência visual, na defesa dos seus direitos coletivos e individuais;
  • Incentivar o protagonismo das pessoas com deficiência visual.

 

Público alvo:

 

Pessoas com deficiência visual e familiares, preferencialmente, usuárias dos serviços e programas da assistência social.

 

Calendário das atividades:

 

As atividades serão realizadas uma vez por mês, nas dependências do próprio IPC, com temas indicados a partir das necessidades levantadas pelas pessoas com deficiência visual.

 

Maiores informações: sersocial@novoipc.org.br

Baixar arquivo

Álbum de fotos

Clique em uma foto e veja mais imagens.
Voltar