pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Moradia Acolhedora

a imagem mostra duas crianças, que são meninos alunos do IPC, em pé em frente a uma estante de madeira marrom escura repleta de livros organizados em pé, lado a lado. Os dois estão pegando livros.

História

A Moradia Acolhedora atende 23 pessoas cegas ou com baixa visão que se encontravam em situação de vulnerabilidade social, conflitos familiares ou em risco de violação dos seus direitos. Nela, o IPC oferece um conjunto de ações que visam qualidade de vida, saúde e lazer e estimulam vínculos de amizade. Os moradores são preferencialmente encaminhados pela FAS - Curitiba (Fundação de Ação Social).

O atendimento é realizado de forma multidisciplinar, sendo coordenado por Serviço Social, Psicologia e Enfermagem. Pelo Serviço Social e Psicologia, eles são acolhidos, tem acompanhamento diário, orientações e suas necessidades atendidas particularmente. Pela Enfermagem, eles são cuidados 24horas por dia, incluindo aplicações de medicamentos prescritos por médicos, encaminhamento para exames e consultas, controle da saúde, cuidados com higiene e alimentação, bem como cuidados específicos à pessoa com deficiência visual. Há também cuidadoso atendimento pelo setor de Nutrição, com promoção e inventivo a hábitos saudáveis, incluindo desenvolvimento de cardápio personalizado para atender a alguma necessidade, se necessário. Eles recebem quatro refeições diárias, sendo na maioria vinda de doações, em refeitório apropriado. Há ainda serviço de lavanderia e transporte do IPC para consultas e outros agendamentos médicos, bem como outras necessidades dos moradores.

Os moradores contam com alojamentos coletivos, separados em alas feminina e masculina e que são vistoriados frequentemente pela Vigilância Sanitária e pela FAS. Eles participam de aulas na academia, orientados por profissionais especializados e experientes, e estão no Projeto Ver com as Mãos e uma série de outras atividades realizadas dentro do IPC com a participação também de voluntários, como contação de histórias, oficinas de artesanato, entre outras.

 

Baixar arquivo

Álbum de fotos

Clique em uma foto e veja mais imagens.
Crédito das fotos: Marya Rodrigues.
Voltar