pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

História

O Instituto Paranaense de Cegos - IPC, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos - OSC. Criado no dia 1º de fevereiro de 1939, o IPC completou recentemente 80 anos de história.


O IPC representa um modelo institucional surgido na França, com a criação do Instituto Nacional de Cegos de Paris, em 1784. Esse mesmo modelo chegou no Brasil em 1854, com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos do Brasil, hoje, Instituto Benjamin Constant, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Quando foi fundado em Curitiba, numa época em que praticamente nada de direitos e de políticas públicas existiam, o IPC representava uma espécie de próprio Estado. Era ele que oferecia educação na sua Escola Especial. Também acolhia e garantia assistência social, saúde, alimentação, moradia, entre outros tantos benefícios às pessoas cegas necessitadas.

Ao longo desses mais de 80 anos, centenas de pessoas cegas ou com baixa visão foram e continuam sendo atendidas nos vários serviços especializados prestados pelo IPC.

O Novo IPC
Como resultado dessa história, nasceu no ano 2010 o "Novo IPC", um instituto forte, com ideias modernas, que acredita no potencial das pessoas com deficiência, não mede esforços para estimulá-los, para criar oportunidades de crescimento, desenvolvimento integral e inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. Desde então, acontecem mudanças conceituais, estruturais e organizacionais seguindo um projeto global estratégico de construção de uma nova organização social, antenada e comprometida com as exigências de uma sociedade inclusiva.

Hoje, para atender as exigências dos novos tempos, o IPC vem passando por um processo de modernização. Nessa perspectiva, redefiniu sua missão, sua visão, seus valores e seus objetivos estratégicos.

MISSÃO
"Possibilitar o desenvolvimento integral e a inclusão social das pessoas com deficiência visual".

VISÃO
"Atuar como referência na construção de uma sociedade mais justa e igualitária onde a pessoa com deficiência visual possa viver de forma plena e livre de preconceitos, no exercício de sua cidadania”.

VALORES
"Acreditar e investir nas potencialidades humanas; compromisso com a causa; cuidado com o bem-estar; ética e transparência; e cooperação e inovação".

OBJETIVOS

O Novo IPC criou também objetivos estratégicos que guiam suas ações, atendimentos e projetos:

  • Melhorar e ampliar o atendimento, por meio de parcerias estratégicas;
  • Aprimorar administração e processos internos, por meio de uma gestão compartilhada;
  • Fortalecer a marca, envolvendo e conscientizando a comunidade;
  • Desenvolver serviços rentáveis e de alto impacto social.


Dentro desta nova estratégia global, ao mesmo tempo que o Novo IPC desenvolve serviços especializados, atua fortemente na defesa e proteção dos direitos humanos das pessoas com deficiência visual.

LINHA DO TEMPO

Material preparado pelo coletivo do IPC/CAEE. 

https://www.novoipc.org.br/sysfiles/instituto-paranaense-de-cegos_e1_at2.pdf

 

 

Baixar arquivo
Voltar