pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Falta de bengalas é tema de encontro nesta sexta-feira no IPC

Na sexta-feira (3), em evento das 8h às 12h, na sede do IPC, pessoas com deficiência visual, representantes do IPC e de outras instituições que atendem cegos e baixa visão vão discutir o problema grave da falta de confecção e distribuição gratuita das bengalas por parte do poder público. O recente fechamento do Prota (Programa de Tecnologia Assistiva), uma das frentes mais importantes no apoio a pessoas com deficiência, também será tema do encontro.

De acordo com o diretor do IPC, Enio Rodrigues da Rosa, mais de 200 estudantes do IPC estão aguardando por uma bengala, indispensável para cegos e baixa visão se locomoverem sozinhas com segurança. A confecção e distribuição deste instrumento, explica ele, é de responsabilidade da Prefeitura ou do Governo do Estado, com recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

"No entanto, em Curitiba, as duas esferas não se entendem e não cumprem com seu dever, e as pessoas com deficiência visual é que são prejudicadas. Além disso, o fechamento do Prota pela UTFPR deixou cegos e baixa visão ainda mais desassistidos porque eles fabricavam e distribuíam bengalas, além de consertar máquinas em braille", afirma Enio. 

Baixar arquivo
Voltar