pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Encerrado – 21/09/22: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Sobre o 21 de setembro: A data foi escolhida pelas próprias pessoas com deficiência, no início da década de oitenta do século passado, no contexto das lutas e mobilizações pelo fim da Ditadura Militar e a retomada do Estado Democrático de Direito.

Assim como muitas organizações de trabalhadores (as), de empresários (as), movimentos populares, movimentos comunitários, movimentos de pastorais, de agricultores e camponeses, etc., os movimentos das pessoas com deficiência também foram às ruas e praças, lutar na defesa dos seus direitos e pelo fim da tutela dos especialistas, exigindo o direito de poder decidir sobre seus corpos e suas vidas.

Do ponto de vista dos direitos formais, avançamos muito de lá até os dias de hoje. Porém, do ponto de vista da concretização desses direitos em políticas públicas efetivas, ainda existe uma enorme distância entre o dizer e o fazer.

Para o Instituto Paranaense de Cegos - IPC/Projeto: Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas com Deficiência Visual, colocar em foco o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, significa levar adiante a luta de muitas pessoas que acreditaram na utopia de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Se hoje muitas pessoas com deficiência estão aqui exercendo seus protagonismos, trabalhando, estudando, cantando, dançando, advogando, sendo juízes, professores (as), etc., devemos isso aquelas pessoas que mesmo diante de perseguições pelo regime militar, tiveram a coragem de fazer as lutas na defesa dos nossos direitos.

 

 O Projeto: Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas com Deficiência visual, desenvolvido pelo IPC e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI/Fundação da Ação Social - FAS, de Curitiba, foi pensado com a intenção de refletir sobre a relação das pessoas idosas com deficiência visual, direitos humanos e processo de envelhecimento saudável.

Atendendo os objetivos do Projeto, para marcar o "Dia nacional de luta das pessoas com deficiência", comemorado no dia 21 de setembro, o IPC promove uma agenda abordando algumas temáticas sobre o assunto.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Das 8 horas e 30 minutos às 8 horas e 45 minutos – Credenciamento.

Das 8 horas e 45 minutos às 9 horas – Solenidade de abertura.

Das 9 horas às 10 horas – Palestra: O Conselho como instrumento de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Palestrante: Emanuelle Aguiar de Araújo.
Currículo da palestrante: Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Norte do Paraná, Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Paraná setor Litoral. Palestrante e ativista pelo os Direitos da Pessoa com ênfase em acessibilidade, educação inclusiva e sexualidade da mulher com deficiência. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEDE / PR biênio 2022/2024.

Palestrante: Prof. Dr. Huáscar Fialho Pessali.
Currículo do palestrante: Graduado em economia, Mestre e Doutor em economia. Professor Associado no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Atuando principalmente nos seguintes temas: economia institucional, desenho institucional em políticas públicas, comportamento e instituições, instituições participativas, conselhos de políticas públicas, custos de transação.

Das 10 horas às 10 horas e 30 minutos – Debate.

Das 10 horas e 30 minutos às 11 horas e 10 minutos – Depoimento de pessoas com deficiência.

Fernanda Santana. Mulher autista, ativista de Direitos Humanos, Secretária Geral da Abraça - Associação Brasileira para Ação Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Rafaela Hoebel. Mulher surda, graduada em Letras/Libras (UFSC - 2012); Especialista em Educação Especial com ênfase em Educação Bilíngue para Surdos Português/Libras (IPE); Mestra em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER). Atua como professora de Libras em universidades, prestando assessoria linguística para espetáculos teatrais, filmes, videoclipes e músicas, propagandas eleitorais, e aulas de ensino à distância (EAD).

Das 11 horas às 12 horas – Debate.

Às 12 horas – Encerramento.

A mediação de todo o evento será de Manoel Negraes, antropólogo e audiodescritor consultor e autor do livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”, uma publicação da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão, por meio da Lei Rouanet. Durante toda a programação haverá no local a venda do livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”.

O evento contará com tradutor e intérprete de libras.

 

PÚBLICO ALVO:

Pessoas com deficiência, militantes na defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência, profissionais que atuam na área e outras pessoas interessadas no assunto.

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo link https://forms.office.com/r/pw39NTsLMh

No ato da inscrição se o participante precisar de uma declaração de comparecimento para o evento, solicitar no formulário e informar o CPF.

 

LOCAL:

Biblioteca Pública do Paraná – Auditório do 2º andar – Seção Braille
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR.

 

PROMOÇÃO: Novo IPC por meio do Projeto Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas com Deficiência Visual.

COLABORADORES: Biblioteca Pública do Paraná (Seção Braille) e SIANEE UNINTER (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais).

APOIADORES: FAS (Fundação de Ação Social), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e FMPI (Fundo Municipal da Pessoa Idosa).

PATROCINADORES (Lei de Incentivo Fiscal): Peróxidos Brasil, Unimed Curitiba e Crasa Infraestrutura.

 

INFORMAÇÕES:

Telefone: (41) 3342-6690

Site: https://www.novoipc.org.br

BIO: https://bit.ly/bioNovoIPC

 

Acesse nossas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/novoipc/
Instagram: https://www.instagram.com/novoipc/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsOJR4gZeFy03Q0ovkUmp2A

Baixar arquivo
Voltar