pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Vendo Vozes Coletiva Artística

A Vendo Vozes Coletiva Artística é um grupo formado por artistas do teatro, dança, artes visuais e cinema que surgiu a partir do projeto de extensão “A arte como processo de inclusão”, numa parceria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e do IPC. É devido ao apoio do instituto que os integrantes, videntes e pessoas com deficiência visual (sendo uma delas moradora do IPC) desenvolvem suas atividades. O IPC vai além de apenas oferecer o espaço físico, ele acredita no poder que a arte possui de educar e incluir e, efetivamente, contribui com o trabalho da coletiva.

Dois outros projetos de extensão da Unespar deram início à construção de mais esse espaço artístico no IPC: “Teatralizando a Educação” (2015), com trabalho apresentado no Fringe/Festival de Teatro de Curitiba, e “Ilusão Ótica: que falta nos faz a palavra” (2016). Em 2017, com a formação da coletiva artística, deu-se início à peça de teatro “A vida vista pela vida”, apresentada em Curitiba e em Itapoá (SC). Os três projetos contaram com uma importante parceria entre o IPC, a prefeitura de Itapoá e a Embaixada da Finlândia. E o grupo segue montando outros trabalhos artísticos, dos quais podem participar pessoas com 15 anos de idade ou mais.

Mais do que apresentar ao público o resultado de seus estudos e processos artísticos, esta iniciativa tem como objetivo proporcionar a quem dela participa a experimentação de diversas formas de expressão, que são possíveis pelos diferentes modos de criação feitos pelos participantes a partir de suas próprias experiências, sua própria vida. Assim, colocam-se em evidência as potencialidades de cada um.

Quem coordena: Carlos Mosquera, professor da Unespar e de pós-graduação em diversos cursos no Brasil e no exterior. É especialista em Educação Especial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná); pós-doutor em Educação pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná); doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade Católica de Murcia/Espanha; e graduado em Educação Física pela UFPR e Fisioterapia pela UTP. É também escritor, autor do livro “Deficiência visual: do currículo aos processos e reabilitação”. A equipe técnico-artística do projeto Vendo Vozes é composta por Maycon Lorkievicz, Suellen da Costa, Thais Souza, Igor Horbach e Vitor Hugo Von Holleben.

Crédito das fotos: Thaís Souza

Baixar arquivo

Álbum de fotos

Clique em uma foto e veja mais imagens.
Crédito das fotos: Thaís Souza.
Voltar