pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas com Deficiência Visual

 
 
 
 


Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas com Deficiência Visual

 

O Projeto, Promoção dos direitos humanos das pessoas idosas com deficiência visual, elaborado pelo IPC e aprovado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa - CMDPI de Curitiba, prevê a realização de seminários, palestras e oficinas. O público alvo do projeto são as pessoas idosas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão), familiares, profissionais do próprio IPC e das organizações da rede socioassistencial.

De acordo com a proposta inicialmente pensada, as atividades seriam realizadas na modalidade presencial. Entretanto, considerando-se o prolongamento dos efeitos da pandemia e da necessidade da manutenção do distanciamento social, decidimos realizar as atividades na modalidade presencial e não presencial.

Os recursos do projeto foram obtidos através de doações, amparadas na legislação que garante às pessoas físicas e empresas doadoras a dedução fiscal dos valores transferidos ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa, em nome do Projeto do IPC. Para a execução desta primeira fase do Projeto, foram resgatados do Fundo a importância de R$ 157.000. Esses recursos estão distribuídos no pagamento de despesas de manutenção da estrutura, pessoal, materiais, entre outras que são necessárias na execução do plano de trabalho do Projeto.

Deste modo, tendo como fio condutor os direitos humanos, os seminários, encontros e palestras realizadas pelo Projeto, abordam a temática: Pessoa com Deficiência visual e processo de envelhecimento, com o recorte para uma questão específica (sexualidade, família, tecnologias, etc.). Embora, o Projeto tenha sido pensado para o público composto pelas pessoas idosas, considerando-se as atividades virtuais, decidimos ampliar a possibilidade da participação.

Toda a documentação do projeto, acha-se disponível nesta mesma página. Basta acessar e conferir todas as informações.

A prestação de contas da parte financeira do projeto, será feita nos termos da legislação e seguindo as normas e orientações da Fundação da Ação Social - FAS.

Do ponto de vista das atividades, ainda que elas sejam também divulgadas nas redes sociais, todas as informações serão disponibilizadas e poderão ser acompanhadas aqui neste espaço virtual.

 

 EVENTOS

 Dia 04/12/23 – Oficina de artesanato de Natal - acesse aqui

 Dia 11/12/23 – Oficina de maquiagem - acesse aqui

Encerrados:

- Dia 17/08/23: Curso de formação básica para pessoas com deficiência visual - acesse aqui

- Dia 28/04/23: Oficina - Pessoa com deficiência visual: ampliação e desenvolvimento das capacidades físicas e psicossociais por meio da arte - acesse aqui

- Dias 22 e 30/03/23: Oficina - Pessoas com deficiência Visual: Aspectos teóricos e práticos - acesse aqui

- Dia 29/03/23: Oficina de Artesanato de Páscoa - acesse aqui

- Dia 07/12/22 – Curso Básico de Formação - acesse aqui

- Dia 21/09/22 – Atividades do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (2022) - acesse aqui

- Dia 25/05/22 – Palestra: As pessoas com deficiência visual e as relações familiares.

- Dia 12/05/22 – Palestra: Movimentos Sociais e Direitos Humanos.

- Dia 27/04/22 – Palestra: Processo Envelhecimento.

- Dia 23/03/22 – Palestra: A função do grupo na perspectiva psicodramatista.

- Dia 23/02/22 – Palestra: Estado, democracia e participação.

- Dia 13/12/21: Diálogo aberto com Manoel Negraes, escritor do livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos” - acesse aqui

- Ação Presencial de Coaching Temático - 2021 - acesse aqui

-  21º de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - 2021  - acesse aqui

- Capacitação: curso de formação, abordando aspectos legais, aspectos teóricos e sobre como se relacionar com pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão) - acesse aqui  

 

Informação importante: Em todos os encontros presenciais foram adotados, como medida de precaução, todos os cuidados e protocolos de biosegurança cabíveis contra a Covid-19. Reforçamos, fortemente, a necessidade de vacinação pois o IPC acredita na ciência, na valorização da vida e na vacina como estratégia de segurança e de controle da pandemia atual. 

 

---

Para investir na Felicidade dos Idosos!

Precisa destinar no seu Imposto de Renda Pessoa Física ou Pessoa Jurídica para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Informações: https://www.idososcuritiba.com.br/

 ---

#PraTodosVerem #PraCegoVer: Imagem em formato retangular com fundo predominantemente branco com bordas superior e inferior largas na cor azul em cima e verde embaixo. No miolo do retângulo consta a logo do Novo IPC juntamente com o texto “Projeto: Promoção dos direitos humanos das pessoas idosas com deficiência visual”. Mais à direita, estão as logos dos apoiadores e patrocinadores do projeto.


PLAYLIST - VÍDEOS DO PROJETO:

  

 

 
 
 
Baixar arquivo

Álbum de fotos

Clique em uma foto e veja mais imagens.
Crédito das fotos: Gisele Cristina Silva
Voltar