pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Instituições discutem na prefeitura falta de bengalas

A não distribuição de bengalas pelo poder público será tema de reunião na Secretaria Municipal da Saúde na próxima terça. O assunto foi discutido em encontro hoje (3), na sede do IPC, entre pessoas com deficiência visual, representantes do IPC, dos CAEEs Natalie Barraga, Face, Afan e apoiadores. Uma comissão foi eleita para participar da reunião.

"Foi consenso a opinião que a Secretaria Municipal da Saúde precisa repensar a prestação deste serviço de distribuição das bengalas. Da forma como foi organizado, não vem funcionando e,muito dificilmente, conseguirá avançar além de onde chegou: em lugar nenhum", afirmou o diretor do IPC, Ênio Rodrigues da Rosa.

Ênio adiantou algumas proposições que serão levadas pada a reunião na prefeitura:

- A bengala é um direito que precisa ser efetivado pelo poder público.

- A bengala precisa ser de qualidade.

- É necessário facilitar o acesso a bengala.

- Cada usuário deve dispor de pelo menos duas bengalas.

- Deve haver um cadastro de pessoas usuárias de bengalas. Uma vez cadastradas, a reposição da bengala deve ser feita imediatamente, sem as exigências da burocracia.

- O local ou a organização responsável pela distribuição das bengalas deve possuir profissionais habilitados no ensino da Orientação e Mobilidade.

- Na avaliação, controle e fiscalização do serviço prestado sobre a distribuição das bengalas, as pessoas com deficiência visual devem ser ouvidas.

O fechamento do Prota também foi tema do encontro. 

Baixar arquivo
Voltar