pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Governo do Estado cede imóvel ao Instituto Paranaense de Cegos por 25 anos

Governo do Estado cede imóvel ao Instituto Paranaense de Cegos por 25 anos

Até então, o espaço funcionava com termos de cessão com vigência de cinco anos. O Instituto mantém sua sede na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba, desde 1946, e acolhe atualmente 22 moradores.

O Governo do Paraná entregou no dia 5 de dezembro de 2023 ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC) o termo de cessão de uso do imóvel da entidade em Curitiba. De forma inédita, o documento tem validade por 25 anos, garantindo que o trabalho de atendimento continue e que as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência sejam efetivas em todo o Estado. Até então, o espaço funcionava com termos de cessão com vigência de cinco anos. O último documento firmado venceria em janeiro de 2024.

O Instituto mantém sua sede na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba, desde 1946, e acolhe atualmente 22 moradores, que contam com serviço de alimentação, enfermagem, atividades socioeducacionais, entre outros.

Durante a cerimônia, na sede do IPC, o presidente da instituição, Enio Rodrigues da Rosa, destacou a importância do documento e comemorou este importante avanço. “Sempre tínhamos que renovar o comodato de cinco em cinco anos e sempre era aquela apreensão. Agora, essa nova modalidade alivia e dá mais tranquilidade para trabalhar”, disse.

“Só tenho a agradecer a todos os envolvidos, o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que desde o início desse e outros projetos está conosco, os diretores-gerais, e o governador Ratinho Junior, que entendeu e nossa necessidade”, acrescentou.

Segundo a chefe do Departamento de Patrimônio do Estado, Marta Guizelini, este termo é o que terá maior tempo de vigência no Estado, demonstrando a importância do trabalho desenvolvido e também a valorização e cuidado com a causa das pessoas com deficiência. “É uma demonstração de engajamento, comprometimento e o quanto o instituto tem avançado e evoluído ao longo dos anos. O patrimônio é público porque ele tem uso público, então é essa destinação que temos que dar, para que ele seja utilizado da melhor forma possível”, ressaltou.

Para a diretora-geral da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Luiza Simonelli, a cessão é mais um instrumento para garantir a segurança jurídica ao instituto. “É uma alegria dizer que agora há mais tranquilidade, inclusive para buscar investimento para o instituto”, afirmou.

 

 *Matéria publicada no site da Agência Estadual de Notícias no dia 05/12/2023

 

#Paratodoverem: Fotografia acima 5 pessoas lado a lado em frente a uma mesa. Á esquerda um homem grisalho, de camisa azul e calça jeans, ao lado uma mulher de cabelos médios loiros, óculos de grau, camiseta branca, casaco bege, calça social verde escuro. Ao lado o direto do IPC Ênio da Rosa de camisa rosa claro, cabelos grisalhos, óculos escuros e segurando um documento e o microfone nas mãos. Ao lado um senhor de camisa azul clara e calça jeans e ao lado um homem calvo, de terno cinza, sorrindo.

Baixar arquivo
Voltar