pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Encerrado – Seminário: Os desafios do IPC diante da atual realidade social

No dia 1 de fevereiro de 2022, o Instituto Paranaense de Cegos - IPC, comemora os seus 83 anos de história. Ao longo desses anos, o IPC precisou enfrentar e relativamente superar muitos desafios sociais, políticos, econômicos, culturais, entre tantos outros que marcaram e continuam marcando a vida deste modelo institucional, surgido na França, com a criação do Instituto Nacional de Cegos de Paris.

Nesta data comemorativa, a intenção é fazer alguns recortes e explorar alguns aspectos da trajetória do IPC, buscando identificar quais são os seus principais desafios diante do momento histórico que vivemos. Neste exercício, na tarde deste dia, estamos organizando um encontro virtual, com expositores abordando aspectos mais relacionados com o passado e outros abordando aspectos mais relacionados com os desafios do futuro da organização.

Importante: devido ao aumento da contaminação pelo COVID-19 e dos casos de gripe, o evento sofreu uma reorganização e agora será realizado apenas no período da tarde, na modalidade virtual.

Local: Plataforma virtual Google Meet.
Data: 1 de fevereiro de 2022 (terça-feira).
Inscrições (gratuitas): https://forms.office.com/r/9pYnq0ZCBR

PROGRAMAÇÃO:

Das 14h00 às 17h00, bate papo com os seguintes temas na sequência:

• Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos IPC.
• Os desafios das Pessoas com Deficiência visual diante da atual conjuntura.

Palestrantes:

Dra. Tatiana Marchette, historiadora, produtora cultural e responsável pelo levantamento das informações nas fontes históricas do IPC.  
Manoel Negraes, antropólogo e audiodescritor consultor e autor do livro “Histórias e Memórias do Instituto Paranaense de Cegos”, uma publicação da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão, por meio da Lei Rouanet.  
Profº. Dr. Paulo Ricardo Ross, aborda a importância do trabalho e a educação para as pessoas com deficiência visual. Professor da UFPR, Doutor em inclusão escolar pela USP, Mestre em Educação e Trabalho Pela UFPR, Escritor e Palestrante em inclusão escolar e familiar.
Profº. Me. Enio Rodrigues da Rosa, aborda a importância das organizações sociais coletivas na concretização dos direitos das pessoas com deficiência visual. Professor da Rede Estadual de Ensino e diretor do IPC, formado em pedagogia, mestre em educação pela UNIOESTE.

O seminário é aberto e poderá ser acessado pelo Link: https://meet.google.com/uij-rhtb-amx

Maiores informações: (41) 3342-6690 – ramal 217

Baixar arquivo
Voltar