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Atendimento Psicossocial

Serviço Social


O setor realiza, em média, 200 atendimentos ao público por mês, com orientações e realização de procedimentos feitos por telefone ou pessoalmente. Entre eles estão:

- Orientações sobre atividades e projetos desenvolvidos no IPC.

- Renovação do Cartão Transporte de Curitiba (cartão Urbs)

- Preenchimento dos formulários do Passe livre Intermunicipal, que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos entre municípios dentro do Paraná para pessoas com deficiência que tenham renda familiar per capita inferior a um salário e meio.

- Preenchimento dos formulários do Passe livre Interestadual, que é um programa do Governo Federal que concede a pessoas com deficiência a gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros.

- Orientações para isenção de IPVA

- Orientações para compra de veículos novos

- Direitos das pessoas com deficiência

- Encaminhamento para atendimento com médico voluntariado para obtenção de laudo oftalmológico visando obtenção dos benefícios do transporte público (apenas para pessoas cadastradas no IPC e que não tenham plano de saúde).

É também um dos responsáveis pela Moradia Acolhida, fazendo trabalho de acolhimento na chegada dos moradores que são encaminhados principalmente pela FAS Curitiba (Fundação de Ação Social) e atendendo a necessidades de cada um deles individualmente.

 

Psicologia


a imagem mostra um atendimento sendo realizado na sala da Psicologia. A psicóloga está sentada à mesa branca, de frente para a foto e para a mulher que busca atendimento, que está de costas para a foto, sentada do outro lado da mesa. A psicóloga tem na mão direita uma caneta. Ela sorri levemente. Sobre a mesa há impressora e computadores. Atrás dela há uma cortina fechada. A parede é branca e, há esquerda da foto, há duas prateleiras pretas com pequenos vasos de flor. As pessoas com deficiência visual e suas famílias, que são vinculadas ao IPC, têm acompanhamento psicológico, bem como os moradores da Moradia Acolhedora. O setor também acompanha e presta orientação psicoeducacional para professores, a equipe técnica e os alunos da Escola de Educação Especial Professor Osny Macedo Saldanha, com intervenções quando necessário.

É também responsável pelo acolhimento e triagem de pessoas com deficiência visual e baixa visão que procuram por atendimento de reabilitação ou habilitação no instituto.

 

Agende seu atendimento 

Para maior comodidade, você pode agendar um horário para ser atendido no IPC. Há três formas de realizar o agendamento:

  1. Acessando o formulário de agendamento e preenchendo todos os campos solicitados. Depois, um profissional do IPC entrará em contato pelo e-mail que deverá ser por você informado no formulário.

    a) Para agendar horário de atendimento sobre Cartão Transporte Curitiba (Urbs), Passe Livre Intermunicipal e Interestadual, consulta médica para obtenção dos benefícios, isenção de IPVA e outros assuntos relacionados ao Serviço Social, preencha o formulário ao lado e selecione Sobre Serviço Social no item Tipo de atendimento.

    b) Para agendar horário de atendimento sobre as aulas, atividades, projetos e outras ações oferecidas pelo IPC e que são relacionadas à Psicologia, preencha o formulário ao lado e selecione Sobre Psicologia no item Tipo de atendimento.. 

  2. Pelo telefone 41 3342-6690;

  3. Pessoalmente na sede do instituto, localizada à rua Visconde de Guarapuava, 4.186, Centro, Curitiba – Paraná. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.

 

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