pular para o conteúdo [1]

Menu Principal

Fim do Menu Principal

Encerrado – Encontro Estadual

Encontro Estadual "Os Desafios e as Perspectivas das Pessoas com Deficiência Visual diante da Conjuntura Atual"

 

Quando: 16 de agosto

 

Onde: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba (rua Cândido Lopes, 133, Centro)

 

Inscrições: gratuitas, as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas clicando aqui

 

Informações

O encontro é promovido pelo IPC e pela Acadevi (Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual). Haverá palestras e debates que refletirão sobre desafios e perspectivas nas áreas social, econômica e política, estratégicas na vida. Crises na educação escolar, dificuldade de acesso ao trabalho e processos excludentes na seguridade social, características marcantes hoje no país, estarão em pauta.

Será fornecida declaração para aqueles que precisarem. 

 

Programação


8h30 às 9h: Credenciamento

9h às 9h30: Solenidade de abertura

 

9h30 às 10h15:

Palestra: "O trabalho das pessoas com deficiência visual: reflexões críticas"

Palestrante: Professor Mestre Enio Rodrigues da Rosa. Formado em pedagogia, professor da Rede Estadual de Ensino, Especialização em Fundamentos da Educação, Especialista em Educação Especial com ênfase em Inclusão Educacional, Mestre em Educação e Diretor Geral do Novo IPC. Autor do livro: Deficiência e trabalho: a luta pelo direito de ser explorado (versão digital), disponível (gratuito) em wwww.novoipc.org.br/publicações.

 

 

10h15 às 11h:

Palestra: "A educação escolar das pessoas com deficiência visual: reflexões críticas"

Palestrante: professora dra. Martinha Clarete Dutra dos Santos. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Universidade Estadual de Campinas - LEPED/UNICAMP; Professora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP Londrina; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina.


11h às 12h: debate

12h às 13h30: almoço



13h30 às 14h15:

Palestra: "Reforma da Previdência: reflexões críticas"

Palestrante: Flávio Hoffmann. Graduado em Direito, com Especialização em Direito Civil e Processual; Servidor Público Federal do INSS Cascavel; Membro Fundador da ADEVICAP - Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Capanema.

 

14h15 às 15h:

Palestra: "O movimento das pessoas com deficiência visual no Estado do Paraná: desafios e perspectivas"

Palestrante: Professor Ms. José Roberto Carvalho. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Filosofia, com área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Toledo; Pedagogo do Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel; Membro do Conselho Deliberativo da ACADEVI.

 

 

15h às 17h: Plenária. Leitura e aprovação da Carta de Curitiba. 

Baixar arquivo
Voltar